sexta-feira, 29 de novembro de 2013

A Gloriosa Resenha - Toró de Miolo e Coisas Sobre Animação



Olá você, você que lê isto aqui e curte meus textos com inúmeras vírgulas!

Bom, não quero ser um FDP, mas quando uma pessoa tem um conhecimento (e tem onde expor ele) acaba falando. Quero dizer que gosto muito do canal “Toró de Miolo” da produtora Amazing Pixel (mesmos criadores do Jovem Nerd). Mas vi coisas nesse segundo episódio, que não gostei. E tudo isso por que sei certas coisas sobre animação, por me considerar um animador e pesquisar sobre o assunto. Bom, nos créditos deste episódio (Gravidade eNonsense) vi que era creditado o roteiro a umas 7 pessoas... Cara, eu sei que é mimimi, mas tá errado! Talvez os 7 tenham criado as piadas dos episódios, mas o crédito do Roteiro vai pra quem o escreve. Numa animação é comum (e mais prático) diversos roteiristas e pessoas envolvidas na produção se reunirem para estabelecerem as tramas dos episódios, discutirem piadas etc... As responsabilidades dos roteiros são designadas a algum ou alguns dos roteiristas (o máximo que vi foram dois) e esse ou esses levam o crédito pelo roteiro. Isso é o comum, existem outros métodos, mas todos que são creditados como roteiristas chegaram a escrever mesmo um roteiro. Não quero ser caga-regra, só quero dizer que esse é o comum. Outra coisa foi a Direção, isso me incomodou mais, essa foi sacanagem. Apareceram três Diretores nos créditos, entre eles estavam o Alexandre (Jovem Nerd) e o Deive (Azaghal). Sou fã desses caras, mas se creditarem como Diretores de uma animação é um pouquinho errado. Ok, estou exercendo meu “Pré-Conceito” (Referência NerdOffice) escrevendo isso, mas não acredito que esteja totalmente errado. Um Diretor de animação é um cara muito importante, principalmente em grandes produções. Ele é o cara responsável por comandar uma equipe, estudar o Roteiro e Storyboards para auxiliar os animadores, analisar os melhores ângulos para cada cena etc... Só quero dizer que eu não acho legal colocar o nome de alguém que numa reunião disse “Nessa cena vai ter um monte de gaivota voando por cima de um barco, entrando em uma casa e devorando uma pessoa!” como DIRETOR. Se quiserem creditá-los existe uma palavra para o que o Jovem Nerd e o Azaghal são, Consultores, aqueles que aprovam uma piada ou coisas do tipo. Também, juntamente, há a opção de creditar, já que são os donos da Amazing Pixel, como Produtores Executivos.

Eu sei, é muita cagação de Regra pra quem nem sabe o que os caras realmente fazem. Mas eu tenho base o suficiente pra pensar que nomes estão sendo mal creditados.

São só opiniões, ou você concorda ou discorda. Eu também já errei. Desde que comecei a fazer animações, me fascinava pelos créditos. Tentava copiá-los e até me creditava em coisas que nem sabia o que eram. Fui mudando isso com o tempo e deixei somente os créditos mais importantes. No começo cheguei ao ponto de os créditos serem mais longos do que a própria animação (acho que todos fazem isso no começo).

E isso foi a “revolta” de um cara que se considera animador. Espero que curta esse texto cheio de mimimi e que comente sobre algo de errado que escrevi.